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Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Estudo orientado por docente da UEPB busca novas substâncias para fabricação de medicamentos

19 de julho de 2018
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Um projeto de pesquisa orientado pelo professor José Iranildo Miranda de Melo, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está buscando descobrir novas substâncias para serem usadas na fabricação de medicamentos. Intitulado “Evolução e conservação do gênero Varronia nos neotrópicos: a elucidação sistemática para aplicação global”, o projeto da estudante Thaynara de Sousa Silva, doutoranda da Universidade Federal Rural da Pernambuco (UFRPE), está tentando descobrir a evolução e as novas espécies de plantas da família Varronia com fins fitoterápicos.

Recentemente, o projeto foi aprovado pela “Rufford Foundation”, instituição sediada no Reino Unido que apoia pesquisas científicas focadas na conservação da natureza em países em desenvolvimento. Professor Iranildo Miranda explica que o gênero Varronia é constituído por plantas consideradas promissoras em substâncias fitoterápicas, destacando-se pelo uso potencial para fins medicinais e sendo crescente alvo da indústria farmacêutica. Estima-se que existam cerca de 80 espécies na América Latina, das quais cerca de 30 no Brasil, sendo 10 dessas plantas integrando parte da flora paraibana. No Estado, algumas das espécies ainda pouco exploradas pelo mundo acadêmico são usadas empiricamente com fins medicinais, como a erva baleeira, planta popularmente conhecida como “Maria Preta”.

Iranildo destaca que, apesar de sua importância, cerca de 90% das espécies do gênero Varronia ainda são desconhecidas. O grupo tem distribuição essencialmente neotropical, com o Brasil sendo um dos seus principais centro de diversidade, especialmente na região Nordeste do país. Porém, em virtude da recente circunscrição em nível genérico, acredita-se que a real diversidade do gênero esteja subestimada, sendo imprescindível o estudo taxonômico/nomenclatural a fim de que as espécies sejam corretamente tratadas em projetos florísticos.

O projeto orientado pelo professor da UEPB propõe contribuir para a compreensão do gênero Varronia na região Neotropical, através de estudos filogenéticos, taxonômicos e biogeográficos, como um incremento ao conhecimento e à conservação da diversidade vegetal ao longo desta região do planeta e, especialmente, no Brasil. “Adicionalmente, dada a escassez de conhecimento da biologia reprodutiva e dos processos ecológicos envolvendo Varronia (provavelmente devido à inconsistência nomenclatural no grupo), a elucidação sistemática contribuirá para o seu tratamento efetivo neste âmbito”, frisa professor Iranildo.

Iniciado em março do ano passado, o projeto está sendo desenvolvido basicamente na Paraíba, usando parte da estrutura laboratorial da UEPB, e em Pernambuco. Com a aprovação pela “Rufford Foundation, a estudante Thaynara de Sousa Silva poderá expandir a pesquisa. Para isso, ela deve conhecer, em breve, importantes herbários da Europa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

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Pós-Graduação em Psicologia da Saúde divulga novo cronograma de edital com oferta de bolsa de pós-doutorado

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que o cronograma do edital para processo de seleção de candidatos a uma bolsa de pós-doutorado foi retificado e, agora, as inscrições seguem abertas até o dia 1º de abril. A bolsa, no valor de R$ 4.100,00 mensais, é vinculada ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), regulamentado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os interessados podem se inscrever exclusivamente através do e-mail ppgps.uepb@gmail.com. No ato da inscrição, o candidato deve anexar os seguintes documentos, em formato PDF: ficha de inscrição preenchida; cópia do diploma de doutorado reconhecido pela Capes ou documento equivalente; cópias do CPF e do RG; Currículo Lattes atualizado e comprovação da produção científica no período de 2015 a 2019.

É necessário anexar ainda o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no pós-doutorado; o plano de trabalho (compatível com uma das linhas de pesquisa do PPGPS, quais sejam: “Processos Psicossociais e Saúde” e “Trabalho, Saúde e Subjetividade”) e uma declaração assinada e datada de concordância com todos os termos da Portaria Nº 086 da Capes.

A seleção será realizada por uma comissão examinadora formada por professores do quadro permanente do PPGPS e constará dos seguintes critérios: adequação do projeto de pesquisa às linhas oferecidas; avaliação da produção acadêmica; avaliação da experiência de ensino, pesquisa e/ou profissional; além de entrevista com os candidatos.

Dentre outros pré-requisitos para inscrição, o candidato deve possuir título de doutor em Psicologia ou áreas afins; possuir experiência de coordenação e/ou participação de pesquisas em temáticas relacionadas às linhas de pesquisas; não ser aposentado ou estar em situação equiparada; bem como poder dedicar-se exclusivamente às atividades do programa durante a vigência da bolsa.

As etapas do processo seletivo ocorrerão entre os dias 2 e 11 de abril e o resultado final será divulgado no dia 15 do mesmo mês no endereço eletrônico http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgps/. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail ppgps.uepb@gmail.com. Confira o edital retificado clicando AQUI.

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Os interessados podem se inscrever exclusivamente através do e-mail ppgps.uepb@gmail.com. No ato da inscrição, o candidato deve anexar os seguintes documentos, em formato PDF: ficha de inscrição preenchida; cópia do diploma de doutorado reconhecido pela Capes ou documento equivalente; cópias do CPF e do RG; Currículo Lattes atualizado e comprovação da produção científica no período de 2015 a 2019.

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Grupo de pesquisa da UEPB promove seminário para discutir questões relacionadas à tuberculose

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A tuberculose – doença infectocontagiosa que afeta os pulmões progredindo silenciosamente e que, se não tratada da maneira correta, pode ser fatal – será o tema central de um seminário organizado pelo Grupo de Pesquisa em Tuberculose da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acontece terça-feira (19), às 8h, no Auditório do Departamento de Psicologia, do Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O “2o Seminário sobre Tuberculose – A Paraíba livre da tuberculose” é coordenado pela professora Tânia Ribeiro, integrante do Departamento de Enfermagem da UEPB, e ocorre através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e o Comitê Estadual de Tuberculose. O evento também acontece como forma de lembrar o “24 de Março” como o Dia Internacional da Tuberculose, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1982.

Podem participar profissionais e gestores da área de saúde que trabalhem com ações de controle da Tuberculose. As inscrições devem ser realizadas no próprio local do evento, a partir das 7h30. Na programação, estão previstos temas com “Cenário da Tuberculose na Paraíba”, “Diagnóstico e condutas da Tuberculose infantil”, “Diagnóstico Clínico e condutas da Tuberculose em Adultos”, “Diagnóstico laboratorial da Tuberculose: Desafios para Saúde Pública”, “Importância do Tratamento Diretamente Observado”, “Diagnóstico laboratorial da tuberculose no LAC-UEPB”, além de relatos de experiências a serem compartilhados.

De acordo com a professora Tânia, que ministra aulas na graduação e no Mestrado em Saúde Pública da UEPB, além de ser avaliadora de programas e tecnologias em saúde, o seminário é inspirado na versão nacional da campanha “Brasil livre da Tuberculose” e formatado em uma versão regional, com foco no estado da Paraíba. Confira AQUI a programação completa do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99983-5142 ou pelo e-mail taniaribeiro@ccbs.uepb.edu.br.

Texto: Giuliana Rodrigues

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Podem participar profissionais e gestores da área de saúde que trabalhem com ações de controle da Tuberculose. As inscrições devem ser realizadas no próprio local do evento, a partir das 7h30. Na programação, estão previstos temas com “Cenário da Tuberculose na Paraíba”, “Diagnóstico e condutas da Tuberculose infantil”, “Diagnóstico Clínico e condutas da Tuberculose em Adultos”, “Diagnóstico laboratorial da Tuberculose: Desafios para Saúde Pública”, “Importância do Tratamento Diretamente Observado”, “Diagnóstico laboratorial da tuberculose no LAC-UEPB”, além de relatos de experiências a serem compartilhados.

De acordo com a professora Tânia, que ministra aulas na graduação e no Mestrado em Saúde Pública da UEPB, além de ser avaliadora de programas e tecnologias em saúde, o seminário é inspirado na versão nacional da campanha “Brasil livre da Tuberculose” e formatado em uma versão regional, com foco no estado da Paraíba. Confira AQUI a programação completa do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99983-5142 ou pelo e-mail taniaribeiro@ccbs.uepb.edu.br.

Texto: Giuliana Rodrigues

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Aula inaugural do Doutorado em Ecologia e Conservação debate ciências e perspectivas da pós no cenário atual

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O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), a aula inaugural da primeira turma do Doutorado em Ecologia e Conservação, uma conquista que vinha sendo empreendida pelos pesquisadores do PPGEC desde 2010, quando da formação da primeira turma do Mestrado.

O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

Aulas de abertura

Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

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O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), a aula inaugural da primeira turma do Doutorado em Ecologia e Conservação, uma conquista que vinha sendo empreendida pelos pesquisadores do PPGEC desde 2010, quando da formação da primeira turma do Mestrado. O evento, Leia Mais...

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O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), a aula inaugural da primeira turma do Doutorado em Ecologia e Conservação, uma conquista que vinha sendo empreendida pelos pesquisadores do PPGEC desde 2010, quando da formação da primeira turma do Mestrado.

O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

Aulas de abertura

Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

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O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

Aulas de abertura

Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

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Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

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Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

Aulas de abertura

Aula inaugural do Doutorado em Ecologia e Conservação debate ciências e perspectivas da pós no cenário atual

Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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Aula inaugural do Doutorado em Ecologia e Conservação debate ciências e perspectivas da pós no cenário atual

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), a aula inaugural da primeira turma do Doutorado em Ecologia e Conservação, uma conquista que vinha sendo empreendida pelos pesquisadores do PPGEC desde 2010, quando da formação da primeira turma do Mestrado.

O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

Aulas de abertura

Aula inaugural do Doutorado em Ecologia e Conservação debate ciências e perspectivas da pós no cenário atual

Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

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O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

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Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

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Com foco nas perspectivas da pós-graduação no cenário atual, o professor Paulo Santos, um dos pesquisadores convidados, ministrou uma aula voltada aos alunos, mas também dirigida aos docentes, ressaltando a importância do corpo discente nos cursos de doutorado, dentro do que é o novo de modelo de avaliação da Capes. Em sua fala, ele apontou o desenvolvimento da área e as propostas que vêm sendo consolidadas nesse novo modelo.

Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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O evento, que aconteceu no Anfiteatro II do Centro de Ciências Biológicas e Sociais (CCBS), Câmpus de Campina Grande, contou com a participação do professor Paulo Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual coordenador da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a aula “Perspectivas da pós-graduação no cenário atual”, e do professor Adriano Sanches Melo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou o tema “Desmistificando ciências e cientistas”.

Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

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Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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Coordenadora do PPGEC, Joseline Molozzi fez uma apresentação do programa, destacando a história dos cursos de pós-graduação, a formação do corpo docente, as parcerias firmadas e os eventos de destaque já realizados. Ela enfatizou que este é um programa de excelência na área, com reconhecimento nacional e internacional e boa participação do corpo discente em pesquisas. “Temos cinco bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com um grande número de produção de artigos científicos em nosso Departamento de Biologia. Estamos muito felizes com essa aula inaugural e com a presença de dois parceiros que estiveram sempre nos apoiando”, disse.

Na plateia, um público formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da Instituição recepcionaram os palestrantes convidados e os oito novos alunos do Doutorado, egressos de várias partes do Brasil, mas principalmente do curso de Mestrado em Ecologia da UEPB. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, reforçou o empenho dos docentes que fazem parte do programa, no sentido de manter o curso em melhor qualidade e com infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos, além da grande contribuição que tem sido dada para a área de Ecologia no Nordeste.

Segundo José Etham Barbosa, coordenador adjunto do PPGEC, os pré-projetos apresentados na seleção um excelente nível, com muitos temas voltados à área de biodiversidade. “Os alunos abordam recursos hídricos, vegetação, semiárido, ambientes costeiros marinhos, estuários, entre outros. Há, por exemplo, pesquisas relacionadas à transposição do Rio São Francisco, trazendo a água como elemento agregador e que impacta diretamente a população e a sociedade. É um leque de atividades voltadas às políticas e aos desafios existentes hoje em meio ambiente e em sustentabilidade de recursos naturais das áreas de preservação”, destacou.

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Com experiência como coordenador na área de Biodiversidade, o que abrange o PPGEC e outros quase 150 programas espalhados pelo Brasil, o professor vem acompanhando desde 2010 a qualidade e o desenvolvimento do programa em Ecologia e Conservação na UEPB, dando todo um suporte à área. Na sua opinião, a última avaliação feita no programa em 2017 mostrou que o curso de Mestrado já estava consolidado, sendo atribuída nota 4 para submissão à proposta de doutorado.

Em continuidade à aula e pensando na visão equivocada que boa parte dos alunos de graduação e de pós-graduação tem a respeito do que é ser um cientista, o professor Adriano Sanches Melo trouxe alguns pontos para desmitificar as ações dos pesquisadores e mostrar que ciência não é algo distante da realidade dos estudantes. “Há uma visão ultrapassada sobre como se faz o trabalho científico. Muitos procuram focar na coleta de dados, algo que envolve tempo e custos, e colocam até 90% de seu trabalho na coleta, restringindo a parte intelectual a apenas 10%. Então, temos que ser mais críticos sobre o que estamos fazendo, para que o trabalho se mostre mais completo”, afirmou.

Ele indicou também que, para enriquecer o Currículo Lattes, o pesquisador deve pensar em ineditismo e nunca deixar de pensar e se atualizar sobre os temas mais atuais. “Deve-se ler bastante, fontes boas e interessantes. A primeira coisa é estar antenado com a literatura internacional, artigos não tão fáceis para quem está iniciando, mas vencer essa barreira é importante para crescer em suas próprias publicações e na sua carreira”, salientou.

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Núcleo de Educação e Atenção em Saúde oferece aulas de Yoga para servidores e estudantes da UEPB

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O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará, durante o semestre 2019.1, aulas de Yoga destinadas para os servidores (técnicos administrativos e professores) e estudantes da Instituição. A atividade, que conta com suporte do Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD), será desenvolvida em sala da Central de Integração Acadêmica, sempre às quintas-feiras, das 16h as 17h30, pela musicoterapeuta Luana Paula Fernandes.

Comemorando seus 20 anos de trabalho com Yoga, a instrutora guiará práticas de posturas, respiração e meditação. No total, estão sendo ofertadas 15 vagas e as inscrições para os interessados podem ser realizadas através do e-mail circularsaude.uepb@gmail.com.

A Yoga apresenta como benefício o condicionamento físico e a estética corporal de natureza emocional e espiritual. Neste contexto, melhora significativamente a disposição, o bem-estar, humor e a concentração do praticante. Havendo número de interessados superior ao quantitativo de vagas ofertadas, será feito um cadastro para lista de espera.

Texto: Severino Lopes

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O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará, durante o semestre 2019.1, aulas de Yoga destinadas para os servidores (técnicos administrativos e professores) e estudantes da Instituição. A atividade, que conta com suporte do Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD), Leia Mais...

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O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará, durante o semestre 2019.1, aulas de Yoga destinadas para os servidores (técnicos administrativos e professores) e estudantes da Instituição. A atividade, que conta com suporte do Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD), será desenvolvida em sala da Central de Integração Acadêmica, sempre às quintas-feiras, das 16h as 17h30, pela musicoterapeuta Luana Paula Fernandes.

Comemorando seus 20 anos de trabalho com Yoga, a instrutora guiará práticas de posturas, respiração e meditação. No total, estão sendo ofertadas 15 vagas e as inscrições para os interessados podem ser realizadas através do e-mail circularsaude.uepb@gmail.com.

A Yoga apresenta como benefício o condicionamento físico e a estética corporal de natureza emocional e espiritual. Neste contexto, melhora significativamente a disposição, o bem-estar, humor e a concentração do praticante. Havendo número de interessados superior ao quantitativo de vagas ofertadas, será feito um cadastro para lista de espera.

Texto: Severino Lopes

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Pró-Reitoria Estudantil divulga edital para empréstimo de instrumental odontológico a alunos do Câmpus I

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A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou o edital de seleção de candidatos para o empréstimo de instrumental odontológico, em regime de comodato, disponível aos alunos a partir do 4º período do Curso de Odontologia do Câmpus de Campina Grande. Estão sendo ofertados para empréstimo cinco instrumentais e 10 articuladores odontológicos semi-ajustáveis.

As inscrições acontecem até o dia 7 de março, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, na PROEST, localizada no térreo do Prédio da Administração Central, Câmpus I. Para efetivar a inscrição, o interessado deve entregar formulário de inscrição e a ficha de justificativa devidamente preenchidos, com cópias da documentação exigida no edital. As cópias devem ser autenticadas ou os originais apresentados no ato da entrega da documentação referida para certificação. Serão selecionados, prioritariamente, os acadêmicos que apresentarem as menores rendas familiares per capita comprovadas.

A lista dos classificados será divulgada no dia 11 de março, na página da PROEST (http://proreitorias.uepb.edu.br/proest/). Todas as informações referentes a documentação para fins de inscrição e demais normas da seleção podem ser conferidas no edital, clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3450.

Texto: Giuliana Rodrigues

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A lista dos classificados será divulgada no dia 11 de março, na página da PROEST (http://proreitorias.uepb.edu.br/proest/). Todas as informações referentes a documentação para fins de inscrição e demais normas da seleção podem ser conferidas no edital, clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3450.

Texto: Giuliana Rodrigues

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Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem será realizado em outubro

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 24 e 26 de outubro, na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a primeira edição do Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem (CONEFISMH), que terá como tema central “Assistência integral à saúde: discutindo percepções e ampliando o cuidado”. O evento contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais de referência na saúde da mulher e do homem.

Paralelo ao congresso, serão desenvolvidas atividades do 2º Congresso Internacional de Fisioterapia em Pelviperineologia, do 13º Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher (ENFISM) e do 6º Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem (ENFISH). Os interessados poderão se inscrever nos eventos através do site http://congresso.uepb.edu.br/conefismh/, nas categorias “estudante de graduação e pós-graduação” ou “profissional”.

Além da programação científica, com palestras, mesas redondas e apresentações planejadas com o intuito de discutir experiências clínicas, direcionar o atendimento e promover a atualização da abordagem fisioterapêutica na área, serão disponibilizados diversos minicursos, a exemplo de “Fisioterapia no Tratamento da Disfunção Sexual”, “Ginástica Hipopressiva”, “Fisioterapia nas Disfunções Anorretais”, “Fisioterapia em Oncologia”, “Sexualidade Masculina” e “Fisioterapia Obstétrica”.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail iconefismh@gmail.com, pelo site do evento ou ainda pela rede social Instagran, no endereço https://www.instagram.com/conefismh/.

Texto: Giuliana Rodrigues

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 24 e 26 de outubro, na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a primeira edição do Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem (CONEFISMH), que terá como tema central “Assistência integral à saúde: discutindo percepções e ampliando o cuidado”. O evento contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais de referência na saúde da mulher e do homem.

Paralelo ao congresso, serão desenvolvidas atividades do 2º Congresso Internacional de Fisioterapia em Pelviperineologia, do 13º Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher (ENFISM) e do 6º Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem (ENFISH). Os interessados poderão se inscrever nos eventos através do site http://congresso.uepb.edu.br/conefismh/, nas categorias “estudante de graduação e pós-graduação” ou “profissional”.

Além da programação científica, com palestras, mesas redondas e apresentações planejadas com o intuito de discutir experiências clínicas, direcionar o atendimento e promover a atualização da abordagem fisioterapêutica na área, serão disponibilizados diversos minicursos, a exemplo de “Fisioterapia no Tratamento da Disfunção Sexual”, “Ginástica Hipopressiva”, “Fisioterapia nas Disfunções Anorretais”, “Fisioterapia em Oncologia”, “Sexualidade Masculina” e “Fisioterapia Obstétrica”.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail iconefismh@gmail.com, pelo site do evento ou ainda pela rede social Instagran, no endereço https://www.instagram.com/conefismh/.

Texto: Giuliana Rodrigues

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 24 e 26 de outubro, na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a primeira edição do Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem (CONEFISMH), que terá como tema central “Assistência integral à saúde: discutindo percepções e Leia Mais...

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[post_date_gmt] => 2019-02-21 18:49:56 [post_date] => 2019-02-21 18:49:56 [post_modified_gmt] => 2019-02-21 18:49:56 [post_modified] => 2019-02-21 18:49:56 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=46576 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCBS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/congresso-nacional-de-fisioterapia-na-saude-da-mulher-e-do-homem-sera-realizado-em-outubro/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/congresso-nacional-de-fisioterapia-na-saude-da-mulher-e-do-homem-sera-realizado-em-outubro/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccbs/feed/ [syndication_feed_id] => 6 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/congresso-nacional-de-fisioterapia-na-saude-da-mulher-e-do-homem-sera-realizado-em-outubro/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 3f5efcf2fcf03f4558bdaef5fbc642e1 [1] => 77ecad6914a14addb83f6c9cd7470b5b ) [faf_process_image] => ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 15 [1] => 8 [2] => 5 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => congresso-nacional-de-fisioterapia-na-saude-da-mulher-e-do-homem-sera-realizado-em-outubro )