Estudantes de Fisioterapia apresentam resultados da prática de Lian Gong com técnicos administrativos da UEPB

2 de dezembro de 2019
Estudantes de Fisioterapia apresentam resultados da prática de Lian Gong com técnicos administrativos da UEPB

Estudantes do 8º período do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) apresentaram, na tarde desta segunda-feira (2), no Espaço Azul da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Instituição, os resultados das atividades realizadas ao longo do semestre letivo 2019.2 no componente curricular “Fisioterapia da Saúde do Trabalhador”. A iniciativa consistiu em trabalhar as técnicas do Lian Gong, prática corporal chinesa, com técnicos administrativos da Universidade, com o objetivo de tratar e prevenir dores no corpo.

Participaram dos exercícios de respiração e alongamentos no pescoço, ombros, costas, cintura, pernas e pés os trabalhadores da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (PROAD), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). O Lian Gong é um tipo de ginástica que não demanda aparelhos, podendo ser praticado em qualquer lugar, individualmente ou em grupo, o que facilitou a participação dos servidores, uma vez que as atividades foram desenvolvidas nos ambientes de trabalho ou em salas de apoio.

Estudantes de Fisioterapia apresentam resultados da prática de Lian Gong com técnicos administrativos da UEPB

Segundo a professora do Departamento de Fisioterapia, Cláudia Holanda Moreira, que leciona o componente curricular, essas atividades contemplam práticas de promoção no ambiente laboral, onde os servidores foram beneficiados com exercícios de relaxamento, alinhamentos e massagem terapêutica. Ela ainda destacou que, inicialmente, foram feitas avaliações preliminares para saber se todos estavam aptos a participar da prática integrativa. “A participação dos estudantes foi muito positiva, como também a aceitação dos servidores foi primordial para que as atividades fossem feitas. É preciso ficarmos atentos às práticas colaborativas na comunidade universitária, que necessita de forma contínua desta atenção à saúde do trabalhador”, explicou.

A aluna do 8º período, Marília Macedo foi uma das participantes do projeto que atendeu cerca de 40 servidores ao longo do semestre. Ela apontou o crescimento na formação acadêmica proporcionada por práticas como essa, já que esses momentos proporcionam um complemento entre as práticas integrativas e complementares que são vistas ao longo do curso. “Foi um aprendizado muito grande, porque tivemos a oportunidade de trabalhar pela primeira vez diretamente com a Saúde do Trabalhador. Esse é um setor que necessita de atenção e todos nos ajudaram bastante, tanto por nos acolher, como também por participarem de maneira pró-ativa”, destacou Marília.

Participaram da apresentação dos estudantes vários técnicos administrativos da UEPB que praticaram o Lian Gongo neste semestre, além da pró-reitora de Gestão Administrativa, professora Eliana Maia, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação, Carlos Alberto Chaves. Segundo a professora Eliana Maia, essas atividades contribuíram bastante para a melhora corporal dos servidores da pró-reitoria, o que só reforçou o atendimento de excelência que os alunos propuseram. “Quero parabenizar todos os alunos que participaram dessa iniciativa e dizer que o desempenho deles foi excelente. Eu vou incentivar para que os servidores continuem praticando essas técnicas para que eles ganhem em qualidade de vida”, afirmou.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Estudantes de Fisioterapia apresentam resultados da prática de Lian Gong com técnicos administrativos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.