2 de maio de 2018

Clique para exibir o slide.

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com novos diretores. A solenidade de posse dos gestores foi realizada na manhã desta quarta-feira (2), no Auditório do Departamento de Psicologia, em Bodocongó, sob a presidência do reitor Rangel Junior. Tomaram posse como diretora e diretor adjunto do CCBS, respectivamente, a professora Alessandra Teixeira, que foi reconduzida ao posto para mais um biênio, e o professor José Pereira do Nascimento Filho, que substitui a professora Rilva Suely de Castro no cargo.

Na mesma solenidade foram empossados os chefes de departamentos e coordenadores dos cursos de Psicologia, Biologia, Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, Enfermagem e Odontologia, com seus respectivos adjuntos. O evento contou com a presença do vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero Guimarães, e foi prestigiado ainda por pró-reitores, servidores técnicos administrativos e estudantes do CCBS.

A solenidade começou com o discurso de despedida da ex-diretora adjunta do CCBS, Rilva Suely. Em sua fala, ela fez um agradecimento a todos os professores, técnicos e estudantes que colaboram com a sua gestão e disse que estava encerrando o mandato com a certeza de ter procurado fazer o melhor pelo Centro. Para os presentes, ela leu uma mensagem intitulada “O preço do chamado”, em que destacou o empenho e a importância de cumprir missões e assumir compromissos. Ela ainda ressaltou o potencial do CCBS no campo da pesquisa, além de ter um quadro de professores altamente qualificado.

Já a professora Alessandra Teixeira, em seu pronunciamento de recondução e posse, fez um agradecimento aos membros do CCBS e um balanço do que foi a primeira gestão, destacando pontos altos, tais como o início da reforma do prédio do Centro, e indicando as metas para a nova gestão. “O primeiro mandato foi intenso, porque começamos com a reforma do prédio central do CCBS, uma obra que aconteceu após mais de 40 anos de existência. Tivemos nesses dois anos a ampliação dos serviços oferecidos por nossas clínicas, os serviços do SUS e, além disso, a reintegração desses serviços nas clínicas de Enfermagem e Psicologia. Além disso, temos hoje na UEPB, através do laboratório do Curso de Farmácia, o diagnóstico da tuberculose. Esse foi um dos avanços da Instituição. Para os próximos dois anos, a meta é a conclusão da reforma do CCBS e a consolidação dos serviços através das nossas clínicas escolas, além do aumento do oferecimento desses serviços pelo SUS”, disse.

A professora Alessandra reafirmou também o seu compromisso de corresponder a confiança da comunidade universitária com muito trabalho, destacando que trabalhará para pautar a sua gestão em cima do compromisso, do respeito e da transparência, sempre visando o crescimento da Instituição.

O reitor Rangel Junior desejou boa sorte aos novos gestores e garantiu total apoio da Administração Central no que diz respeito a busca pelo fortalecimento do CCBS, mesmo em tempos de crise e de dificuldades financeiras. Ele ressaltou que os novos gestores também precisam fazer a sua parte, cobrando permanentemente as melhorias necessárias. Segundo Rangel Junior, é possível, mesmo na dificuldade, buscar as soluções, mesmo que não se consiga resolver todos os problemas. “Nunca devemos subestimar a força da Instituição. Hoje tenho certeza que o CCBS começa a aprofundar e verticalizar o conhecimento, entrando em uma fase que consolida formação de professores, engenharia sanitária e ecologia, aliada a promoção da saúde”, destacou.

Gestores empossados

Diretores do CCBS: Alessandra Teixeira e José Pereira do Nascimento Filho
Chefia do Departamento de Biologia: Thelma Lúcia Pereira Dias e Shirley Rangel Germano
Chefia do Departamento de Educação Física: Dóris Nóbrega e Josilma de Medeiros Gonzaga
Chefia do Departamento de Enfermagem: Cláudia Martiniano e Josefa Josete da Silva Santos
Chefia do Departamento de Farmácia: Nícia Stelita da Cruz Soares e Maria de Fátima Ferreira Nóbrega
Chefia do Departamento de Odontologia: Nadja Maria da Silva Oliveira Brito e Denise Nóbrega Diniz
Chefia do Departamento de Psicologia: Francinaldo do Monte Pinto e Regina Celi Sales Nóbrega de Santana
Chefia do Departamento de Fisioterapia: Márcia Darlene Bezerra e Giselda Félix Coutinho
Coordenação do Curso de Biologia: Roberta Marques, Érica Caldas da Silva e Adrianne Teixeira Barros
Coordenação do Curso de Educação Física: Maria Goreti da Cunha Lisboa e Ivanildo Alcântara de Sousa
Coordenação do Curso de Enfermagem: Maria José Gomes Morais e Ardigleusa Alves Coelho
Coordenação do Curso de Farmácia: Rosemary Sousa Cunha Lima e Thúlio Antunes de Arruda
Coordenação do Curso de Fisioterapia: Dásio José de Araújo Pereira e Danilo de Almeida Vasconcelos
Coordenação do Curso de Odontologia: Kátia Simone Alves dos Santos e Andreza Cristina de Lima Targino
Coordenação do Curso de Psicologia: Joana D’arc Pereira de Sousa e Laércio Maria Bertulina de Medeiros

Texto: Márcia Dias
Fotos: Paizinha Lemos

O post Empossada nova direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba apareceu primeiro em UEPB.