15 de fevereiro de 2019

Antes de iniciar o semestre letivo 2019.1, o Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) reuniu professores e técnicos administrativos para participarem de uma atividade voltada ao desenvolvimento de práticas que têm como interesse a qualificação do ensino e o atendimento acadêmico dos alunos. Na última quarta-feira (13), foram oferecidas duas oficinas. Pela manhã, foi ministrado workshop sobre metodologias ativas direcionadas às práticas pedagógicas. Já à tarde os servidores participaram de um debate sobre o planejamento semestral da Clínica Escola.

A primeira atividade foi ministrada pelas professoras Carla Régis e Laura Dourado Loula. Nela, os conteúdos relacionados às metodologias ativas fizeram referência ao estímulo do pensamento crítico, transferência de informação, conceitos e ferramentas, participação em sala de aula, desenvolvimento de trabalhos em grupo, além do incentivo ao aprendizado cognitivo. De acordo com a chefe do Departamento de Odontologia, professora Nadja Maria da Silva Oliveira Brito, este momento foi importante para que todos estejam preparados para as tarefas que serão vivenciadas a partir da próxima segunda-feira (18), quando se inicia o semestre letivo.

“Nossa proposta foi integrar e preparar nossa equipe de trabalho para que comecemos o semestre cheios de estímulos. A oficina de metodologia é importante porque ela está diretamente relacionada a nossa prática acadêmica. Já com relação ao planejamento da Clínica Escola, nós discutimos alternativas para melhoria da infraestrutura. Para o funcionamento foi discutido o regimento interno e propostas de modificações para adequar a realidade das atividades desenvolvidas atualmente, abordando assuntos de biossegurança e também a transição do prontuário físico para o projeto prontuário eletrônico, que entrará na fase inicial nesse semestre como um projeto-piloto”, explicou Nadja Oliveira que mediou o debate sobre as atividades da Clínica juntamente com a professora Bruna Santos.

O post Departamento de Odontologia promove oficina de metodologias e debate sobre planejamento da Clínica Escola apareceu primeiro em UEPB.