27 de setembro de 2019

O Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vivenciou uma tarde especial nesta quinta-feira (26), engajando-se na campanha “Setembro Amarelo”, criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de promover ações de conscientização para prevenção do suicídio.

Desta forma, considerando os altos índices de doenças da mente em jovens e crianças, o Departamento se mobilizou, já no início da tarde, com o acolhimento das crianças que aguardavam atendimento odontológico na Sala de Espera da Clínica Escola de Odontologia, através do projeto de extensão “Doce Espera”, coordenado pela professora Andreza Targino.

A ação proposta para este tema ganhou o nome “Amigo Estou Aqui” e trabalhou a amizade, o carinho e o respeito ao próximo junto às crianças e adultos que aguardavam no mesmo local. Mais tarde, foi a vez dos alunos e funcionários viverem momentos de partilha em um ambiente preparado para que sentissem à vontade para falar sobre as dificuldades do dia a dia no ambiente acadêmico.

Este momento contou com a presença da profisisional de Enfermagem, cantora e ukulelista, Jéssica Araújo e seu projeto “Musicalizando com Amor”, que trouxe reflexões e música para os que estavam presentes. A professora Andreza Targino destacou que “os temas ligados à depressão, doenças mentais e suicídio são fortes, mas também é forte a necessidade de trazê-los às rodas de conversa para que todos possam se conscientizar a respeito, discutir e também prevenir”. Para ela, apesar de Setembro ser o mês escolhido para a Campanha, é necessário falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano.

Colaboração de texto e fotos: Equipe do projeto “Doce Espera”

O post Departamento de Odontologia da UEPB se integra à campanha Setembro Amarelo com o projeto “Doce Espera” apareceu primeiro em UEPB.