18 de maio de 2018

Conhecimento, espírito de equipe e solidariedade. Como parte das atividades da disciplina “Processo de cuidar em centro cirúrgico”, ministrada pela professora Sueli Aparecida Albuquerque de Almeida, o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, no próximo dia 23 de maio, a 3º Gincana Acadêmica. O objetivo é enfatizar o trabalho em equipe, inserir o discente nos problemas sociais e despertar habilidades culturais.

As provas serão realizadas das 15h às 18h, no Departamento de Enfermagem, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus de Campina Grande. Os estudantes terão que correr para realizar, dentro do tempo estabelecido, as nove provas exigidas pela organização da Gincana. Inicialmente, eles terão que elaborar um cordel, envolvendo a disciplina. Posteriormente, devem trabalhar em equipe para a construção de uma maquete contendo a planta física de um Centro Cirúrgico, com sala de recuperação pós anestésica, central de materiais ou salas de cirurgia, de acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina.

Terão ainda que apresentar um vídeo com o mote “Sendo você por um dia” e realizarem uma ação concreta com entrega do material em CD para a coordenação da gincana. Ganhará pontos a equipe mais animada e melhor caracterizada, a que entregar a maior quantidade de alimentos não perecíveis para serem entregues na Comunidade São Pio X (onde mensalmente são distribuídas cerca de 70 cestas básicas para famílias carentes cadastradas), bem comoa equipe que conseguir o maior número de roupas usadas para realização de bazar em prol do Lar da Sagrada Face.

Haverá ainda a prova de conhecimento, onde serão respondidas 10 questões relacionadas ao conteúdo apresentado até a semana da gincana, e a construção de portfólio registrando todas as etapas da elaboração das tarefas, para ser avaliado pela comissão julgadora, a ser composta por três docentes. O tempo para as respostas da prova de conhecimento será de 30 segundos, cronometrado pela banca avaliadora.

Os itens a serem doados deverão ser entregues no dia 23 de maio, às 8h, para a coordenação da gincana. Serão cronometrados os tempos das provas, perdendo ponto quem ultrapassar os mesmos. A equipe vencedora terá 2 pontos acrescidos em sua média da segunda unidade temática. Já a equipe que ficar em segundo lugar receberá 1 ponto.

Confira a relação de provas e regras da gincana clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Departamento de Enfermagem realiza 3ª Gincana Acadêmica para promover interação entre estudantes apareceu primeiro em UEPB.