12 de maio de 2020

Há várias décadas, em 12 de maio, é comemorado, internacionalmente, o Dia da Enfermagem. Contudo, neste ano de 2020, as comemorações trazem em seu bojo a defesa da profissão frente às condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional. Vivenciamos, neste contexto, o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS); a comemoração do Bicentenário de Florence Nigthingale, precursora da “Enfermagem Moderna”; e o lançamento da Campanha Mundial Nursing Now (Enfermagem Agora, na tradução livre), com foco na valorização da profissão no contexto global até o final de 2020.

Além disso, estamos lidando com o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que coloca muitos profissionais de Enfermagem na prestação de cuidados nas linhas de frente e de beira de leito de indivíduos acometidos pela doença. A pandemia tem evidenciado, infelizmente, de forma pública e notória, a realidade de negligências e lacunas com as questões da biossegurança, incluindo a escassez de provisão de equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos médico-hospitalares, atualizações de treinamentos para processos de cuidados de alta complexidade exigidos nos cenários da atual pandemia e a alta taxa de mortalidade dos profissionais de Enfermagem no contexto brasileiro (a maior do mundo).

E, atrelada a isso, de forma sinérgica, encontra-se a necessidade de valorização profissional, melhoria de salários, além de reconhecimento social e laboral dessa classe profissional tão necessária a saúde humana. Nesse cenário, o Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que desde 1974 contribui na formação para processos de cuidado humano das pessoas, reaviva o reconhecimento sobre o legado atemporal da “Dama da Lâmpada”, Florence Nightingale, nascida em 1820 e que, em seus 90 anos de vida, contribuiu extraordinariamente com cientificidade e prática baseada em evidências para a Enfermagem, Saúde Pública, design e gerenciamento de hospitais.

O Departamento também torna pública sua manifestação de apoio, apreço, solidariedade e pesar aos profissionais da Enfermagem, durante a celebração do Dia Internacional da Enfermagem e da 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, de 12 a 20 de maio, em todo território nacional. Parabéns a todos os profissionais de Enfermagem, particularmente para aqueles que, de forma corajosa e respeitosa, têm contribuído sobremaneira na luta contra a Covid-19.

Colaboração textual: Professores Valdecir Carneiro da Silva, Fabíola de Araújo Leite Medeiros e Ardigleusa Alves Coelho.

O post Departamento de Enfermagem homenageia enfermeiros e ressalta desafios enfrentados no dia a dia da profissão apareceu primeiro em UEPB.