23 de janeiro de 2020

O Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou, na última segunda-feira (20), o cadastramento domiciliar e territorial das famílias que serão assistidas esse ano pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Professora Odete Leandro Oliveira, que funciona na Clínica Escola de Enfermagem da Instituição, em Bodocongó.

A atividade faz parte do curso de extensão de verão “Mapeamento e cadastramento domiciliar e territorial – Ano II”. No total, 22 alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social da Instituição estão envolvidos no levantamento, realizando o trabalho de campo. A área de cadastro é a Vila dos Teimosos, o Conjunto João Paulo II e o Condomínio Santa Tereza.

Os estudantes estão indo a campo acompanhados com os Agentes Comunitários de Saúde e os profissionais da equipe. Eles chegam a fazer até duas visitas a cada família cadastrada. O objetivo do curso é qualificar (na teoria e na prática) os discentes para a realização de mapeamento domiciliar e territorial, no âmbito do território da Unidade Básica de Saúde Enfermeira Odete Leandro de Oliveira.

A primeira etapa do curso foi realizada no dia 17 de dezembro, com quatro horas de conteúdo teórico obrigatório. A segunda etapa, com até 80 horas de conteúdo prático, se estende até 14 de fevereiro. A chefe de Departamento de Enfermagem e coordenadora do projeto, professora Cláudia Martiniano, explica que a meta da equipe é ampliar o número de famílias assistidas pela UBSF.

Cláudia destaca que o projeto atende à necessidade de ampliação do cadastro de usuários das unidades de saúde, que está ocorrendo em todo o Brasil após a implantação da  Portaria nº 2.979 de 12 de novembro de 2019, pelo Governo Federal, que estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Única de Saúde (SUS).

“É uma ação importante para a manutenção do funcionamento da unidade de saúde e que está sendo aproveitada pedagogicamente pelos estudantes dos cursos da área, uma vez que estão vivenciando precocemente algumas das atribuições dos profissionais de saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família”, diz a docente.

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Professora Odete Leandro já conta com cerca de mil pessoas cadastradas. A equipe tem médico, enfermeira, técnico de Enfermagem, técnico em Farmácia, assistente social, recepcionista e auxiliar de serviços gerais, a maioria dos profissionais disponibilizada pela Secretaria de Saúde e outros da UEPB.

O espaço conta com consultório médico, sala de curativos, recepção, sala de vacina, consultório de enfermagem, almoxarifado, sala de reunião, entre outros ambientes. Entre os serviços oferecidos estão consulta de Enfermagem, consulta médica, consulta de Odontologia e assistência a saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do idoso e demais serviços que uma UBSF dispõe.

Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação

O post Departamento de Enfermagem da UEPB cadastra famílias para atendimento em Unidade Básica de Saúde da Família apareceu primeiro em UEPB.