Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba promove 1º Curso Básico de Rapel

26 de abril de 2019

Como parte das atividades do componente curricular “Práticas corporais de aventura”, o curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, nos dias 3, 10 e 24 de abril, o 1º Curso Básico de Rapel, coordenado pelo professor Jeimison Macieira. A atividade foi destinada a alunos do 7º período da Licenciatura em Educação Física e ofereceu informações e técnicas básicas desse tipo de esporte radical.

As aulas teóricas foram realizadas no DEF, enquanto as descidas que marcaram a parte prática do curso aconteceram na Pirâmide e na Caixa D’Água do Parque do Povo, bem como na Caixa D’Água do Ginásio de Esportes O Meninão. No total foram ofertadas 40 vagas para o curso, que teve uma carga total de 20 horas/aula.

O professor Jeimison explicou que, com a implementação do conteúdo de “Práticas corporais de aventura” pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reestruturação curricular do curso de Educação Física da UEPB, houve desde o semestre 2018.1 a oferta deste componente aos estudantes do curso. Ele ainda comentou que o curso se justifica na medida em que confere aos envolvidos conhecimentos imprescindíveis para a organização do trabalho pedagógico dos professores de Educação Física no âmbito escolar.

“Na perspectiva das diversas possibilidades de trato pedagógico deste conteúdo na escola e percebendo o escasso conhecimento acerca dos elementos que constituem a prática, faz-se necessária a busca pela identificação, organização e sistematização dos conhecimentos requeridos a esta prática corporal”, afirmou Jeimison.

Ainda de acordo com o docente, o curso só foi possível devido a parceria firmada entre a UEPB, por meio do DEF, e a Equipe Rapel Campina, através dos instrutores Alexsandro Silva Pereira (primeiro sargento da Polícia Militar da Paraíba e certificado, desde 2005, em diversos cursos de rapel básico e avançado em todo o país) e Joeverton de Lacerda Nóbrega (cabo da PM e também certificado em diversos cursos de rapel). Os instrutores também são alunos do curso de Educação Física da UEPB.

Durante o curso, as aulas foram direcionadas para a apresentação da história do rapel, o trabalho em altura, as técnicas de descida, os tipos de descidas, os equipamentos de segurança e certificações, a prática esportiva, bem como o vocabulário básico utilizado na atividade. O professor coordenador da atividade ressaltou a participação dos alunos envolvidos e adiantou que, durante a segunda metade do período letivo, os alunos ainda manterão contato com as práticas do Slackline, Skate (modalidade que entra na rotina dos jogos olímpicos) e corrida de orientação. Ao término do curso, todos os alunos receberam certificados emitido pela Pro Reitoria de Extensão (PROEX).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação DEF

O post Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba promove 1º Curso Básico de Rapel apareceu primeiro em UEPB.