4 de junho de 2019

Com o intuito de incentivar os estudantes e professores a trabalharem com pessoas com deficiência, o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer, vai promover os cursos de natação paralímpica, vôlei sentado e basquete em cadeiras de rodas.

Voltado para profissionais e futuros profissionais de Educação Física, os cursos serão ministrados de 10 a 14 de junho por técnicos da equipe paraolímpica da Seleção Brasileira. As aulas teóricas e práticas acontecerão em salas, na piscina e no Ginásio de Esportes do DEF, no Câmpus de Bodocongó. Embora sejam destinados a alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Educação Física da UEPB, os cursos também estão abertos a participação de pessoas de outras instituições. Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas por curso. As inscrições estão sendo realizadas presencialmente, no DEF, até a próxima quinta-feira (6), nos turnos manhã e tarde.

A abertura das atividades será na próxima segunda-feira (10), com a palestra “Introdução ao Movimento Paralímpico”, a ser ministrada às 13h30, pela professora Tatiana Jacusiel Miranda, no Auditório do Departamento de Psicologia da UEPB. O curso de natação será ministrado pelo professor Leonardo Miglinas Cunha, enquanto o curso de vôlei sentado terá como instrutor o técnico da Seleção Brasileira Paralímpica de Vôlei Sentado, José Agtônio Guedes Dantas. E a professora Ana Maria Fonseca, ministrará o curso de basquete em cadeira de rodas.

De acordo com o cronograma dos cursos, no dia 11 de junho, às 8h, será ministrada aula sobre “Teoria de vôlei sentado”, na Sala 6 do DEF. No turno da tarde, às 13h, na Sala 7, será a vez da atividade “Teoria da natação”. As atividades seguem no dia 12, no período da manhã, no Ginásio de Esportes, com a aula “Prática de vôlei sentado”. À tarde, na piscina do Departamento, será ministrada a aula “Prática de natação”. A programação continua no dia 13, com a aula “Teoria do Basquete” e será encerrada no dia 14 com a “Prática do Basquete”, no Ginásio do DEF.

Uma das responsáveis pelos cursos, a professora Anny Sionara destacou que as atividades têm como finalidade capacitar e estimular os estudantes de Educação Física da UEPB e de outras instituições de ensino a trabalharem com pessoas com deficiência, investindo nos esportes paralímpicos. Ela ressaltou que a qualificação e o aprendizado de novas técnicas para trabalhar com pessoas com deficiência têm sido um grande desafio para profissionais de Educação Física. Os cursos serão realizados com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O vôlei sentado é um esporte paralímpico que se apresenta como alternativa de inclusão de pessoas com deficiência. Esse paradesporto proporciona momentos para aprimorar potencialidades, fortalecer a autoestima e é uma opção de socialização, superação pessoal, entre outros benefícios. O basquete em cadeira de rodas, praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos feridos da Segunda Guerra Mundial, fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos. As mulheres passaram a disputar a modalidade em 1968, nos Jogos de Tel Aviv.

A natação paralímpica é destinada a atletas de todos os tipos de deficiência e está dividida em dois grupos: os portadores de deficiência visual e todos os outros tipos de deficiência. As regras são as mesmas da Federação Internacional de Natação Amadora, com adaptações, em especial relacionadas às partidas, viradas e chegadas. As competições, por equipe ou individual, abrangem os quatro estilos: crawl, bruços, costas e borboleta. As distâncias variam de 50 a 1500 metros. Os nadadores cegos podem receber um aviso do treinador quando se aproximam das bordas.

Texto: Severino Lopes

O post Departamento de Educação Física da UEPB promove cursos sobre modalidades esportivas paralímpicas apareceu primeiro em UEPB.