18 de fevereiro de 2019

Como forma de recepcionar os alunos novatos nesse início do período letivo 2019.1, o Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza a 1ª Semana de Acolhimento e Integração de Biologia. O evento, iniciado nesta segunda-feira (18), se estende até a próxima sexta-feira (22), com palestras, minicursos, workshop, visitas a laboratórios e apresentação dos docentes e discentes.

As atividades são abertas à comunidade acadêmica e seus familiares, com o objetivo de aproximar e integrar feras, veteranos, técnicos, funcionários e docentes da Biologia. A Semana foi aberta com a palestra “Educação Ambiental, extensão universitária e transformação social”, proferida pela professora Mônica Maria, no Anfiteatro II do Departamento.

Também foi ministrada a palestra “Fatores de Risco do Câncer: Estudos moleculares e estudos de caso controle”, com o professor Mathias Weller. A programação se estende à noite com a acolhida aos “feras” e a palestra “As multifacetas da Biologia: uma perspectiva globalizante”, a ser ministrada pela professora Avany Gusmão.

A 1ª Semana de Acolhimento e Integração segue nessa terça-feira (19), com a palestra “Conhecendo o Núcleo de Línguas da UEPB: Ações de Internacionalização”, às 10h, com as professoras Elyonara Borges e Viviane Alves. A programação reserva ainda a palestra “Fatores de Risco do Câncer: Estudos moleculares e estudos de caso-controle em andamento”, que terá como palestrante o professor Mathias Weller. O evento acontece no Laboratório de Botânica.

As atividades seguem na terça à tarde, no Laboratório de Histologia, com a palestra “Diferenciação entre Célula Animal e Célula Vegetal”, que terá como palestrante a professora Maria José, e “Conhecendo as dependências da Área de Botânica: Laboratório de Pesquisa e Herbário Manuel de Arruda Câmara”, proferida pelo professor Iranildo Melo. Mais sete atividades estão programada para o restante do dia.

Na quarta-feira (20), o destaque será a palestra “A infinitamente grande função dos indivíduos infinitamente pequenos na natureza e em nosso dia-a-dia”, ministrada pela professora Beatriz Ceballo, além da realização dos minicursos “Percepção ambiental: um novo olhar sobre o ensino de Zoologia” e “Bem-estar animal e suas implicações no Bem-estar Humano e na Saúde Pública”;

A Semana prossegue na quinta-feira (21) com a realização Feira Agroecológica: aprendendo com os produtos orgânicos, organizada pelo professor Simão Lindoso. No total, 12 palestras abordando diversos temas da área de Biologia serão ministradas ao longo da quinta-feira. As atividades da sexta-feira (22) contarão com o workshop “Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento”, que terá como palestrantes as professoras Yeda Duarte e Silvana Santos; e com a palestra “Levantamento de indicadores biológicos em solos do Semiárido Paraibano”, ministrada pela professora Érica Lambais.

Na parte da noite, o destaque será o minicurso “Um novo desafio da Educação Ambiental: Educação Humanitária em Bem-Estar Animal”, ministrado pela professora Ana Paula Lacchia. O evento será encerrado Anfiteatro II, com a palestra “Vantagens da aula invertida: dicas para a prática” proferida pelo professor Ribamar Lima. Confira todos os detalhes do evento clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Departamento de Biologia promove 1ª Semana de Acolhimento e Integração para marcar início das aulas apareceu primeiro em UEPB.