8 de agosto de 2018

O que seria uma projeto de pesquisa de extensão desenvolvido por estudantes dos departamentos de Biologia, Psicologia e Estatística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob a coordenação da professora Silvana Santos, se transformou em um programa midiático, veiculado através do Canal Rede UEPB, gerenciado pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição.

“Envelhecer na Paraíba” consiste em uma série de entrevistas que estreou nesta quarta-feira (8), pela TV UEPB, mostrando os resultados concretos da pesquisa desenvolvida no Sertão paraibano. No total, serão veiculados sete programas, sempre às quartas-feiras, com duração de 10 minutos cada, abordando temas como hipertensão, capacidade funcional, acidentes domésticos, bem-estar e qualidade de vida no envelhecimento.

As entrevistas são apresentadas por estudantes extensionistas do programa e os entrevistados são professores e alunos de pós-graduação envolvidos na pesquisa da professora Silvana Santos. “Envelhecer na Paraíba” deriva do projeto “Saúde, bem-estar e envelhecimento humano”, executado no município de Brejo dos Santos, contando com a colaboração de 179 idosos acima de 80 anos, para avaliar as concepções acerca do casamento consanguíneo e o envelhecimento sob diversas perspectivas.

O foco principal a ser mostrado ao longo da série de programas é a comunicação dos resultados obtidos no estudo. Mais de 20 estudantes de graduação e pós-graduação participaram da pesquisa realizada entre maio de 2018 e julho de 2019. O “Envelhecer na Paraíba” foi produzido pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB e também será transmitido pelas emissoras de rádio do município onde a pesquisa foi desenvolvida. O público em geral pode ter acesso à série no Canal Rede UEPB no Youtube.

Coordenadora da pesquisa e entrevistada do segundo episódio, a professora Silvana Santos ressaltou que o programa nasceu com a proposta de devolver à sociedade os resultados da pesquisa. “Estudamos as condições de saúde dos idosos, aspectos genéticos do envelhecimento e os aspectos epidemiológicos”, frisou. Os resultados totais da pesquisa ainda estão sendo analisados e a professora Silvana explica que somente no último mês foi possível consolidar o banco de dados e iniciar a fase de escrever as publicações.

O primeiro episódio do “Envelhecer na Paraíba” apresenta a temática “Hipertensão e longevidade”. A entrevistada foi a professora Maria Clara Vieira, da Universidade de São Paulo (USP). O programa é apresentado pela estagiária de jornalismo Bárbara Tejo e conta com a participação da estudante Juliana Barbosa, uma das pesquisadoras do projeto.

Coordenador de Comunicação da UEPB e um dos incentivadores do programa, o jornalista Hipólito Lucena disse que a ideia é tornar público o resultado da pesquisa desenvolvida pela Instituição, através do produto midiático. A intenção também é motivar outros pesquisadores para que eles busquem divulgar os resultados de seus trabalhos de forma semelhante.

Confira o primeiro episódio:

Texto: Severino Lopes

O post CODECOM UEPB lança série de programas sobre pesquisa relacionada ao envelhecimento humano na Paraíba apareceu primeiro em UEPB.