6 de dezembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Após mais um semestre de intensas atividades, a Clínica de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerrou o atendimento do segundo semestre de 2018 dos seus mais de 400 pacientes, na tarde desta quarta-feira (5), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O hall do Departamento ficou lotado com os usuários e seus familiares para a realização da festa de Natal, que contou com apresentações culturais tanto dos pacientes, como também dos alunos do 9º período, que cumpriram a carga horária da disciplina de Estágio Clínico.

A iniciativa já é tradição no curso que, após atender os usuários nas dezenas de projetos oferecidos, também promove uma socialização entre os pacientes, alunos e professores. De acordo com a professora Alecsandra Tomás, uma das organizadoras da atividade, esse momento festivo é oferecido como forma de estreitar ainda mais as relações que são construídas ao longo do tratamento oferecido no local. Ela destacou a dedicação dos alunos e o comprometimento dos professores ao longo de todas as ações pedagógicas.

“Encerrar as atividades do semestre com uma confraternização vem para que possamos colher os ganhos alcançados ao longo de todo o tratamento que esses pacientes receberam. Além disso, a socialização é algo muito importante no atendimento em Saúde, porque ela promove a integração e fortalece os laços que são criados. A partir de agora, esses alunos vão para o período de estágio hospitalar e teremos uma nova turma para continuar oferecendo esse serviço”, explicou a docente.

Leidyane de Almeida, 26 anos, aluna do 9º período, ressaltou o trabalho que foi feito ao longo da disciplina e apontou os ganhos que obteve durante sua participação nessas atividades. “Para mim, foi tudo maravilhoso. O aprendizado foi além do que eu esperava, os professores muito capacitados e nos preparando para o que vamos encontrar no exercício da nossa profissão. Consegui aprender demais e espero dar continuidade agora na minha formação”, destacou a estudante.

A paciente Maria José Bezerra, 61 anos, moradora de Campina Grande, é atendida há três anos da Clínica de Fisioterapia e aponta os ganhos que teve em sua saúde ao longo de período. Sofrente com graves problemas de coluna, ela apontou os alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular como fundamentais para que pudesse ter uma melhora na sua qualidade de vida. “O atendimento da Clínica me ajuda muito para tentar diminuir as dores. As condições da Clínica são muito boas e não só os professores, mas os alunos também nos tratam com muito carinho”, disse.

Essa relação de amizade que é construída com os pacientes foi ressaltada por Beatriz Macedo, 24 anos, estudante de Fisioterapia, apontando que conseguiu aprender bem mais com os pacientes do que imaginava. “Existe uma troca de aprendizado. Nós os ajudamos com o tratamento, mas eles nos ensinam muito também. Eu digo que não é só um tratamento de patologias, mas sim biopsicossocial que envolve, de forma integral, vários aspectos importantes para os pacientes, mas também para a nossa formação”, afirmou a jovem.

Além das apresentações culturais dos pacientes e dos alunos, também foram realizadas várias homenagens aos professores, alunos e a uma servidora do curso, além da entrega de brindes e o sorteio de uma cesta natalina oferecido após a venda de uma rifa entre todos os que fazem a Clínica. As atividades da Clínica de Fisioterapia da UEPB voltam em seus atendimentos logo após o início do semestre letivo 2019/1.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Clínica de Fisioterapia encerra atividades letivas do semestre com realização do Natal dos Pacientes apareceu primeiro em UEPB.

Clique para exibir o slide.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti