7 de dezembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Uma cerimônia inédita, realizada pelo Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), marcou o início da trajetória de 23 estudantes da turma 2017.1 no campo de estágio da referida área profissional. A cerimônia aconteceu no Auditório do Departamento de Psicologia, reunindo professores e alunos que concluíram o 3º período do curso de Enfermagem. Também participaram da cerimônia a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Cláudia Santos Martiniano; a coordenadoria do Curso, professora Maria José Gomes Morais; e a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UEPB, professora Célia Regina Diniz, que também leciona no curso.

A partir do próximo período, com as aulas das disciplinas práticas, esses estudantes iniciarão os trabalhos de estágio em hospitais e clínicas de Campina Grande. Inicialmente, as professoras Renata Clemente e Alana Xavier falaram da simbologia do jaleco e do uso responsável da vestimenta pelos futuros profissionais da Saúde. A chefe do Departamento, professora Cláudia Santos Martiniano, leu a mensagem “Representação de um sonho e de marcas” para os participantes.

Ela disse que a cerimônia é simbólica e se reveste de grande significado. “É a primeira vez que realizamos essa cerimônia na UEPB, para marcar o início de todo o processo de cuidar do enfermeiro, que nossos alunos vão passar a conhecer intensamente a partir da vivência prática da profissão. Estamos celebrando a entrada dos alunos no estágio, quando, no próximo semestre, eles iniciarão o uso da veste”, destacou.

Cada graduando receberam um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades da Enfermagem e o ingresso no campo de estágio, além de um chaveiro e uma rosa simbolizando os novos sonhos que vão brotar ao longo da jornada acadêmica. O jaleco foi entregue aos alunos pelos professores que ministraram disciplinas no curso, entre o 1º e 3º períodos. Durante a solenidade, os estudantes puderam compartilhar com os colegas a emoção de ingressar na área com a qual sonhavam.

Uma das acadêmicas a participar da cerimônia, Renata Araújo, não escondia a emoção do momento. “É um momento significativo na nossa vida acadêmica e um dia especial para todos nós que estamos inciando mais uma importante etapa no curso”, frisou. O mesmo sentimento foi compartilhado pela estudante Francilene Marciel. “Esse é um momento solene onde se inicia a nossa vida de estágios. A partir de agora, vamos entrar no hospital e fazer uso do jaleco. Essa é uma forma simbólica dos professores nos vestirem e confirmarem que estamos prontos para o momento de estágio”, ressaltou Francilene Marciel.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Márcia Dias

O post “Cerimônia do Jaleco” marca entrada de estudantes do Curso de Enfermagem da UEPB no campo de estágio apareceu primeiro em UEPB.