26 de abril de 2019

Os alunos que integram as turmas da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciaram, nesta sexta-feira (26), a participação no curso “Primeiros socorros na terceira idade”, atividade desenvolvida em parceria com o Setor Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e o Departamento de Enfermagem da Instituição.

A iniciativa tem como objetivo orientar o público-alvo no que diz respeito a prevenção de acidentes, bem como sobre as medidas emergenciais a serem adotadas em casos de ocorrências. Durante a aula inaugural, a professora Naldinne Lívia Melo, que ministrou o tema “Prevenção de quedas”, destacou a importância de reforçar os cuidados com os idosos, uma vez que, com o avançar da idade, as funções fisiológicas gradualmente declinam, acarretando perda da força muscular e diminuição da densidade de cálcio nos ossos, o que os deixa susceptíveis a quedas, que muitas vezes precisam de cuidados imediatos para evitar complicações.

O curso terá duração de 8 horas/aula, distribuídas em cinco encontros, sempre às sextas-feiras, no Auditório da UAMA, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. As próximas aulas debaterão temas como “Segurança doméstica e prevenção de acidentes” e “Urgência e Emergência em Hipertensão e Diabetes”, com Rayli Maria da Silva; “Intoxicação”, com Ana Emília Araújo Oliveira; e “Queimaduras”, com Jesana Sá Morais.

A organização do curso conta com a participação da Glauce Jácome (UAMA), Maísa Ferraz Pinto (PROGEP – Saúde do Trabalhador) e Cláudia Santos (Departamento de Enfermagem da UEPB). O encerramento do curso será no dia 31 de maio.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Maísa Ferraz (PROGEP)

O post Alunos da Universidade Aberta à Maturidade participam de curso sobre “Primeiros socorros na terceira idade” apareceu primeiro em UEPB.