28 de maio de 2019

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nos dias 6 e 7 de junho, o 5º Seminário Acadêmico e o 5º Encontro de Clínicas e Laboratórios da Instituição. Com o tema central “Ciência a serviço da Saúde”, as atividades dos eventos serão realizadas no Auditório do Departamento de Psicologia e em salas dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, tendo como público-alvo estudantes, professores e técnicos da UEPB na área de Saúde. No total, serão ofertadas 175 vagas e os interessados podem efetivar no endereço eletrônico seminarioccbs.wixsite.com/uepb2019.

Em sua quinta edição, o Seminário Acadêmico tem como objetivo discutir a Ciência a serviço da Saúde à luz das políticas públicas de formação para a área da Saúde. Visa, ainda, conhecer as novas demandas da formação, do ensino e do serviço na Saúde, bem como discutir a perspectiva do ensino da área no cenário atual. A exemplo das edições anteriores, a atividade contará com palestras, mesas redondas e oficinas.

A palestra inaugural dos eventos será ministrada pelo professor Edmundo Gaudêncio, seguida da Mostra de Experiências de Clínicas e Laboratórios do CCBS. A tarde, no Auditório de Psicologia, está programada a mesa redonda “Perspectiva do Ensino de Graduação e Pós graduação no cenário atual”, a ser comandada pelos professores da UEPB, João Augusto Oshiro e Rangel Junior, além do professor Franklin Delano Soares Fortes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No dia 7 de junho, um dos destaques da programação será solenidade de inauguração da reforma do prédio central do CCBS, às 10h, com a presença do reitor Rangel Junior; da diretora do CCBS, Alessandra Teixeira; do diretor adjunto, José Pereira do Nascimento; do coordenador do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), professor Misael Morais; além de discentes, docentes e técnicos da Instituição. Para o mesmo dia também está programada a palestra “Educação Interprofissional em Saúde”, com a professora Necíula de Paulo Carneiro Gomes, da Faculdade Pernambucana em Saúde, e a realização de mais uma etapa da Mostra de Experiências de Clínicas e Laboratórios.

A parte da tarde estará reservada para as oito oficinas ofertadas sobre assuntos relacionados diretamente ao tema central do seminário. Será entregue certificado a todos os participantes que comprovarem presença em pelo menos 75% das atividades do evento, registrada a partir de listas de presença no início e final de cada turno de trabalho.

Texto: Severino Lopes

O post 5º Seminário Acadêmico e Encontro de Clínicas e Laboratórios do CCBS debaterão “Ciência a serviço da Saúde” apareceu primeiro em UEPB.