1 de agosto de 2018

Clique para exibir o slide.

Teve início na manhã desta quarta-feira (1º), no Auditório do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, o 2º Encontro Internacional de Ecologia e Conservação, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, em parceria com o Departamento de Biologia da UEPB. Durante a primeira atividade, que teve como objetivo promover a integração entre Ensino Médio e a Instituição de Ensino Superior, alunos secundaristas da Escola Estadual Professor Itan Pereira assistiram a palestra “A escola na universidade: ampliando as fronteiras do conhecimento”, ministrada pela professora Dilma Trovão.

Logo em seguida, em companhia de graduandos monitores, todos se dirigiram aos laboratórios de pesquisa do Departamento de Biologia, onde puderam conhecer equipamentos, profissionais, métodos de coleta e de pesquisa, além de ouvir informações a respeito do funcionamento de cada laboratório e como a UEPB contribui com suas pesquisas para a sociedade.

Joseline Molozzi, organizadora geral do evento, reafirmou a proposta de fazer uma integração entre as duas instituições escolares, trazendo a comunidade para dentro da Universidade, o que também atende uma recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e mostra a importância da pesquisa para o desenvolvimento do Estado.

Já a professora Dilma Trovão elogiou a formatação do congresso, o qual favorece um instante engrandecedor aos alunos e professores e concede a oportunidade, aos estudantes secundaristas, de conhecer e conferir se o serviço oferecido pela UEPB ao Estado da Paraíba, é realmente de qualidade. “Cabe aos professores universitários fazer com que os alunos conheçam todos os lados da Ciência e aprofundem o conhecimento científico, compartilhando saberes, pois estes surgem da necessidade de se descobrir as coisas e resulta da investigação científica, a partir das observações, hipóteses, descobertas, conclusões e divulgação do conhecimento”, afirmou.

Para Cibele Macedo, professora de Biologia da Escola Itan Pereira, a visita contribuiu muito para as possíveis escolhas profissionais dos alunos, pois tiveram a chance de ver como alguns setores da UEPB funcionam. “Passamos para eles a teoria, mas na escola não temos tantos recursos para a prática, o que dificulta mostrar como se constrói o conhecimento científico. Aqui na UEPB há esse suporte, além do que os estudantes podem conhecer melhor o curso e despertar interesse para diversas áreas dentro da Ciência”, opinou a professora.

O 2º Encontro Internacional de Ecologia e Conservação prossegue até a próxima sexta-feira (3), com palestras de professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, além de apresentações de trabalhos dos congressistas. Acontece ainda, em paralelo ao Encontro, o 2º Workshop sobre Conectividade e Monitoramento de Ecossistemas Estuarinos. Confira a programação completa em: https://ppgeceiec.wixsite.com/uepb/programacao.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post 2º Encontro de Ecologia e Conservação promove atividades científicas para alunos secundaristas apareceu primeiro em UEPB.