26 de abril de 2018

Clique para exibir o slide.

Prestes a se tornarem cirurgiões dentistas, alunos do 9º e 10º períodos do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estão realizando o 1º Simpósio Acadêmico de Odontologia da Instituição. O evento científico, que segue até esta sexta-feira (27) e conta com apoio da Coordenação do curso, chefia de Departamento e direção de Centro, reúne estudantes, professores e profissionais da área do curso de Odontologia da UEPB, Facisa, Unescs e da Faculdade Maurício de Nassau. A interação é um dos focos do evento que reúne cerca de 150 pessoas.

O simpósio tem como intuito oferecer, de forma ampla e restrita, uma atualização de conhecimento para os alunos de graduação de outras instituições de Campina Grande, buscando assim fortalecer a formação dos futuros profissionais da área. No total, dez palestras abordando diversos temas da área de Odontologia serão ministradas durante os dois dias de atividades. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (26), no Auditório do Departamento de Psicologia, pela coordenadora do curso, professora Kátia Simone Alves dos Santos; pela diretora adjunta do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Rilva Suely de Castro; e pela chefe do departamento de Odontologia, professora Nadja Maria da Silva Oliveira Brito.

Ao abrir as atividades e dar as boas vindas aos estudantes, a professora Kátia destacou a participação expressiva de alunos de cursos de outras instituições. “Aqui eles vão poder trocar saberes, ampliando a grade curricular”, frisou. A coordenadora de Odontologia da Unesc, Isabel Portela Rabelo, também considerou importante a interação proposta no seminário, o que, segundo ela, pode resultar em futuras parcerias entre as instituições.

Em sua fala, a chefe de Departamento, professora Nadja Maria da Silva, lembrou que Campina Grande é uma cidade universitária, o que torna imprescindível a interação entre os cursos das instituições de ensino superior, o que pode favorecer a assinatura de futuros termos de cooperação. Nadja ressaltou que muitos estudantes de outras instituições que estão participando do evento podem futuramente fazerem pós-graduação na UEPB. A professora também ressaltou a importância da união em torno de todos os cursos de Odontologia em funcionamento em Campina Grande, que formam bons profissionais para todo o Brasil.

Para ela, o simpósio está sendo uma oportunidade de troca de experiência e de aproveitamento do que existe de bom nos cursos de outras instituições e, ao mesmo tempo, momento propício para apresentar os projetos e programas em funcionamento no curso de Odontologia da UEPB. “Considero pioneira essa iniciativa da UEPB. Trazer coordenações de outros cursos e interagir com essas experiências é válido. Fazer cooperação com outros profissionais é sempre louvável em qualquer profissão, seja na graduação ou na pós”, salientou Nadja.

A diretora adjunta do CCBS, Rilva Suely de Castro, enalteceu o esforço e o empenho dos alunos em buscar novos conhecimentos em um evento que abre as portas para parcerias com outras universidades. Ela lembrou que a profissão do cirurgião-dentista sempre tem mercado de trabalho, não havendo, portanto, necessidade de concorrência entre as instituições.

A palestra de abertura, “A fototerapia a laser na prevenção e controle das complicações e tratamento odontológico”, foi proferida pela professora da UEPB, Daliana Queiroga. Em seguida foi a vez da professora Kátia Simone Alves, abordar o tema “Foto dinâmica na Endodontia”. Em sua palestra, ela mostrou como esse recurso entra como uma forma de utilização do laser na Odontologia.

O estudante Alécio Marlon Vinício está no 9º período do curso e foi um dos organizadores do simpósio. O futuro cirurgião-dentista disse que os temas debatidos no seminário ajudarão a enriquecer os conhecimentos dos estudantes e fortalecer na formação acadêmica. “Todos estão de parabéns por abraçar a proposta e participar do evento que vai engrandecer a nossa formação”, ressaltou.

Além das professoras Daliana Queiroga e Kátia Simone, estão participando do simpósio, na condição de palestrantes, a professora Nadja Oliveira e os professores Sérgio Maia, João Paulo Neto, Rafael Grampel, Rodolfo Lira, Julherme Pires, Gustavo Vieira e Raniere Sousa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos e Márcia Dias

O post 1º Simpósio Acadêmico de Odontologia propõe interação profissional dos futuros cirurgiões dentistas de CG apareceu primeiro em UEPB.