14 de outubro de 2020

O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Conselho Escolar da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), fizeram a aquisição de mais seis vacas leiteiras da raça Girolando para reforçar o plantel do Complexo Industrial do Câmpus II da Instituição. Estes animais são de procedência genética, com elevado grau de produtividade e taxa de conversão alimentar. Ao todo, foram investidos R$ 29 mil de recursos gerados pelo próprio Câmpus.

De acordo com o professor José Félix, diretor do CCAA, esse trabalho de melhoramento do plantel bovino de leite teve início há três anos com a aquisição de novilhas com genética de qualidade, com o objetivo de dar suporte aos cursos existentes no câmpus, sobretudo, ao curso técnico de Agroindústria. Ele ainda acrescentou que o setor de laticínio do Complexo Agroindustrial produz cerca de 40 quilos de queijo coalho e 20 litros de iogurte por semana, graças a produção de leite dos animais, que gira em torno de 150 litros por dia.

“Para nossos alunos isso é algo imensurável, uma vez que aumenta a área de conhecimento durante o processo de formação dos estudantes, além da possibilidade de melhorarmos as atividades de estágio para aprimorar o que eles estão aprendendo em sala de aula, bem como de se especializarem na área de derivados do leite”, frisou o professor José Félix.

O post CCAA da UEPB aumenta plantel bovino de leite e reforça Complexo Agroindustrial do Câmpus II apareceu primeiro em UEPB.