Ação extensionista “Agroecologia em Prosa” realiza debates sobre legislação de orgânicos e promoção da saúde

30 de junho de 2020

A ação extensionista “Agroecologia em Prosa”, atividade do programa de extensão “Agroecologia, saúde e cidadania: ações do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) pelo bem viver” e do “Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido”, do Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, nesta quarta (1º) e quinta (2), novos debates virtuais voltados à temática agroecológica.

Os projetos aos quais a ação está vinculada são coordenados, respectivamente, pelas professoras Shirleyde Santos e Élida Correa. Nesta quarta, às 17h, o tema debatido será “Legislação de orgânicos”, com Maria Amália da Silva Marques, agrônoma, sócia do Sistema Participativo de Garantia Rede Borborema de Agroecologia. A discussão acontece por meio de sala virtual no Google Meet, acessível no endereço http://meet.google.com/crk-wots-zxk, com mediação da professora Élida Correia.

Já na quinta (2), às 15h, o tema apresentado será “Agroecologia como estratégia de promoção da saúde e prevenção do câncer”, com a epidemiologista Fernanda Nogueira, que também é pesquisadora do INCA, na Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer e membro do GT Saúde e Agroecologia da ABA. A atividade será desenvolvida em sala virtual do Google Meet, acessível no endereço http://meet.google/dfm-gdxn-ycp, com mediação da professora Shirleyde Santos.

O “Agroecologia em Prosa” é desenvolvido, normalmente, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), em Lagoa Seca, mas devido à pandemia de Covid-19, que impõe o distanciamento social como medida de prevenção contra infecção pelo novo coronavírus, passou a ser realizado on-line, por meio da plataforma Google Meet.

A cada semana, um convidado participa da ação para discutir diversos e importantes temas que envolvem a Agroecologia. A iniciativa tem como proposta promover o diálogo de saberes em Agroecologia e Saúde, entre educandos de Agroecologia, dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, agricultores experimentadores, pesquisadores e comunidade em geral.

Outras informações sobre o “Agroecologia em Prosa” podem ser obtidas pelos perfis @nera.uepb, @ecomaiscoletivo e @cvt.agrobiodiversidade no Instagram.

O post Ação extensionista “Agroecologia em Prosa” realiza debates sobre legislação de orgânicos e promoção da saúde apareceu primeiro em UEPB.