Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UEPB promove atividade para divulgação de produtos orgânicos

29 de maio de 2017

Clique para exibir o slide.

Dentro das atividades da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos 2017, que acontece em várias cidades do Brasil até o dia 3 de junho, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Agrárias Ambientais (CCAA) localizado no Câmpus II, em Lagoa Seca, juntamente com a Comissão Paraibana de Orgânico, realizou na manhã desta segunda-feira (29) uma ação na Praça da Bandeira, em Campina Grande, voltada para a divulgação dos produtos sem agrotóxicos.

Coordenada pelas professoras Shirleyde Alves dos Santos e Élida Correa Barbosa, a ação consistiu na distribuição gratuita a população de mudas e hortaliças orgânicas como coentro e alface. No total, foram distribuídas 250 mudas das espécies jasmim, craibeira, ipê roxo, aroeiras e palmeira mexicana. As mudas foram produzidas e distribuídas pelo projeto “Adote uma Árvore”. As hortaliças foram adquiridas por meio do Ministério da Agricultura, que está organizando a campanha nacional e forneceu os recursos para a instituição comprar os produtos orgânicos junto a um produtor agroecológico da região.

Durante a ação foram distribuídos exemplares de um cordel produzido por estudantes do Curso de Agroecologia do CCAA, com dicas sobre alimentação saudável e ecologicamente correta, bem como divulgado o material nacional da campanha. As ações fizeram parte do conjunto de atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Rural e Pesquisa Agroecológica (NERA), instalado no Câmpus II, além dos projetos de extensão e projetos de iniciação científica.

Além dos professores e estudantes envolvidos nessas iniciativas, prestigiaram o evento o diretor do Câmpus II, professor Suenildo Jósemo Costa de Oliveira, e a coordenadora pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão, Fabiana Xavier. Representantes da UEPB na Comissão Paraibana de Orgânicos, as professoras Shirleyde Alves dos Santos e Élida Correa Barbosa estão aproveitando a semana para mostra a importância dos produtos orgânicos e alertar para os riscos à saúde e ao meio ambiente, provocados pelos alimentos com agrotóxicos.

Segundo a professora Shirleyde, os produtos orgânicos não têm resíduos químicos, são de qualidade e saudáveis. Na próxima quarta-feira (31), a UEPB também vai apoiar a realização de um café da manhã que acontecerá na Feira Agroecológica, na antiga Estação Velha. A Semana de Alimentos Orgânicos tem caráter nacional, visa popularizar os alimentos orgânicos, tornando-os mais conhecidos para os consumidores, principal alvo da campanha. O objetivo é fomentar a agricultura orgânica e tornar esta atividade cada vez maior, por meio de ações que buscam esclarecer o que é, como se desenvolve e quais as vantagens de se produzir e de se consumir produtos com essas características.

Texto: Severino Lopes
Fotos: J. Cesar