Seminário apoiado pela UEPB discute a Agroecologia com foco no Território da Borborema

23 de maio de 2017

Será realizado no próximo dia 31 de maio, o seminário “Agroecologia em foco no Território da Borborema”. O evento conta com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Agrárias Ambientais (CCAA) do Câmpus II. As atividades serão desenvolvidas no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, das 8h às 16h, e contará com palestras, debates e relatos de experiências de campo. O público-alvo são professores, pesquisadores e estudantes da área, além de agricultores que trabalham com a agricultura familiar. Os alunos interessados podem fazer a inscrição no dia do evento, gratuitamente.

Promovido pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e pelo Núcleo de Agroecologia da Estação Experimental de Lagoa Seca, o evento tem como objetivo fortalecer a transição agroecológica no Território da Borborema por meio de debate e construção participativa entre instituições governamentais, organizações da sociedade civil e agricultores familiares.

Também busca estimular o intercâmbio e a integração de saberes em Agroecologia entre agricultores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e a comunidade, bem como difundir os avanços e inovações em Agroecologia, promover a discussão de propostas agroecológicas para a agricultura familiar tendo como base o panorama político atual e futuro.

Representantes da UEPB no Seminário, as professoras Shirleyde Alves dos Santos e Élida Correa Barbosa, vão ministrar duas palestras. A professora Shirleyde abordará o tema “Importância e tendências da agroecologia na segurança alimentar”, enquanto a professora Élida vai trabalhar o tema “Manejo agroecológico e problemas fitossanitários na agricultura”.

Texto: Severino Lopes