Trabalhos realizados no Câmpus II são apresentados durante seminário de pesquisas e gestão de sementes

3 de abril de 2017

Vários trabalhos e projetos desenvolvidos no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus II, instalado na cidade de Lagoa Seca, através do NERA (Núcleo de Extensão Agroecológica) serão apresentados durante o Seminário sobre Pesquisa e Gestão dos Bancos de Sementes Comunitários da Borborema, que acontece nesta terça (4) e quarta-feira (5), no Centro de Formação do Tambor, em Campina Grande, com o objetivo de apresentar resultados de pesquisas feitas nas unidades produtivas dos agricultores e também da Universidade.

Também conhecido como o cultivo das Sementes da Paixão, o evento promove a socialização dos resultados de experiências de manejo comunitário da agrobiodiversidade realizadas com as famílias agricultoras na Borborema. Durante as atividades são expostas orientações para a continuidade de programas de pesquisa em agroecologia em conjunto com comunidades e organizações da agricultura familiar camponesa. Durantes os dois dias do seminário são construídas estratégias que qualificam a gestão da rede dos bancos comunitários de sementes no Território da Borborema.

Fazem parte da programação a exposição de trabalhos relativos à pesquisa com variedades de feijão macassa, levantamento das pragas e doenças no feijão macassa, pesquisa de armazenamento sementes com produtos naturais, implantação de campo de multiplicação de milho, revitalização da batata agroecológica na Borborema, monitoramento Rede de BSC na Borborema, além da campanha contra o plantio de transgênicos. Também serão realizadas plenárias e apresentação de experiências bem sucedidas de gestão dos bancos comunitárias de sementes.

Texto: Givaldo Cavalcanti