Segunda etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos será ralizada sexta-feira em Lagoa Seca

22 de março de 2017

Na próxima sexta-feira (24) ocorrerá durante todo o dia, em Lagoa Seca, a segunda etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. A iniciativa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), terá 10 etapas, abrangendo todos os câmpus da Instituição e ainda outras localidades que manifestaram o desejo de integrar o projeto.

Em Lagoa Seca, os coordenadores locais serão os professores Shirleyde Santos, Socorro Duarte e Mário Sérgio. A programação da manhã contará com a apresentação e uma mostra com os sanfoneiros, tendo como sede o Câmpus II da UEPB. No período da tarde estão previstas a aula espetáculo e a oficina com Luizinho Calixto, no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira.

Conforme o calendário do Encontro, as próximas etapas ocorrerão em Patos (5 de abril), Monteiro (7 de abril), Catolé do Rocha (19 de abril), Guarabira (25 de abril), São Vicente do Seridó (28 de abril), João Pessoa (3 de maio), Itabaiana (5 de maio) e Campina Grande (12 de maio). Também está previsto para acontecer na Rainha da Borborema, no dia 26 de maio, um evento que agregará todos os participantes que se destacaram no decorrer do projeto e deverão se apresentar no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).

O 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba busca celebrar e incentivar uma das mais importantes atividades artísticas do Nordeste e do Brasil, dando ênfase ao artista que é a representação máxima da cultura regional.

 

Texto: Oziella Inocêncio